quinta-feira, 26 de junho de 2014


BOLETIM INFORMATIVO AME JULHO 2014


 



 


 JULHO DE 1927// JULHO DE 1932...

Foi no dia 08 de JULHO de 1927 que FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER iniciou sua abençoada missão no campo da mediunidade psicográfica.  Contava apenas 17 anos...
            Em seus 75 anos de mediunidade, legou-nos mais de 412 Obras, nas diversas áreas do conhecimento humano e milhares de mensagens esparsas, em vários idiomas, tornando-se o mais fiel e principal continuador de ALLAN KARDEC. 
 
A Espiritualidade, através de suas mãos, trazia à humanidade, o PÃO ESPIRITUAL...
E foi no dia 10 de JULHO de 1927 que uma Rainha da Caridade, ISABEL DE ARAGÃO, veio solicitar-lhe auxílio em favor dos pobres, nossos irmãos. Disse-lhe ela: “Você auxiliará a repartir pães com os necessitados.”  Desde então, Chico foi com sua irmã Luíza até uma ponte muito pobre, em Pedro Leopoldo, conduzindo um pequeno cesto de oito pães, a fim de que cada um tivesse um pedaço, e assim foi iniciado o serviço de assistência que perdurou até a sua desencarnação.  Era a distribuição do PÃO MATERIAL...
Também em JULHO, no ano de 1932, veio a lume sua primeira  Obra: “PARNASO DE ALÉM-TÚMULO”.  Bastaria esta magnífica  Obra para comprovar sua extraordinária mediunidade.    “Já foi dito, e com muita propriedade, que a poesia é o teste ácido da mediunidade, ou seja, é através dela que os autores em seus estilos próprios podem ser mais bem apreciados e também porque a chamada ‘veia poética’ é privilégio de poucos...”
É por isso, e por muito e muito mais, que queremos repetir: “Se o fenômeno ALLAN KARDEC assustou o mundo nos meados do Século XIX, o fenômeno CHICO XAVIER assustou o mundo no Século XX.”
MUITO OBRIGADO, INESQUECÍVEL AMIGO, pelas inumeráveis bênçãos que recebemos de suas mãos dadivosas!
DIJ-INFÂNCIA - COMUNICA
Devido ao jogo do BRASIL, neste sábado, dia 28, ficou cancelado o ENCONTRO DAS ESCOLAS ESPÍRITAS DE EVANGELIZAÇÃO (EEE), no Lar Espírita de Lázaro.  Caso o Brasil saia vencedor, o trânsito ficará mais agitado e perigoso. Assim, as coordenadoras do DIJ-Infância, Renata Borges e Marília Scalon Ferreira, decidiram transferi-lo para o dia 11 de OUTUBRO (sábado), no mesmo horário, ou seja, às 15 horas. O tema será o mesmo: KARDEC e CHICO XAVIER.

 “VIVÊNCIA XAVIER” – no GRUPO ESPÍRITA DA PRECE DE CHICO XAVIER    -  convite
O Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier (Avenida João XXIII, 1.469 – Pq. das Américas) realiza todas as 6ª. s feiras, 19h30, o ENCONTRO “VIVÊNCIA XAVIER” (estudos destacando vida e obra do inesquecível médium Francisco Cândido Xavier), sob a coordenação de Neuza Aparecida de Assis (Donda) e Eurípedes H. Higino dos Reis.  Programação de JULHO:
04 de JULHO: MARDEN TEREZINHA DE OLIVEIRA
11 de JULHO:   DANIEL GONÇALVES MOREIRA
18 de JULHO:  ELIANE MIRANDA COELHO (de Divinópolis-MG)
25 de JULHO: Aguardar

“VIVÊNCIA XAVIER” – na COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ  -   convite
A COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ – CEC –  situada à Rua Prof. Eurípedes Barsanulfo, 185, Pq das Américas, convida a todos para participarem do ENCONTRO “VIVÊNCIA XAVIER”, dia 7 de JULHO (2ª. feira), 19h30, conforme a seguinte programação: 1- Palestra a cargo de CARLOS ANTÔNIO BACCELLI; 2- Música a cargo de SÉRGIO SANTOS.

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA
A UNIÃO DA MOCIDADE ESPÍRITA DE UBERABAUMEU – (Rua Barão de Ituberaba, 449 – Estados Unidos), estará realizando mais uma REUNIÃO LÍTERO MUSICAL-DOUTRINÁRIA, dia 26 de JULHO, sábado, 19h30. A palestra “ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE NOSSO LAR”, estará a cargo de CARLOS ANTÔNIO BACCELLI (de Uberaba). Haverá ainda: Apresentação musical do Grupo “TOQUE DE LUZ”, de Franca (SP), sorteio de livros e confraternização. A UMEU tem como diretor artístico, nosso companheiro Luiz Carlos de Souza.                  TODOS ESTÃO CONVIDADOS.

N O T Í C I A S ...
1- INSCRIÇÕES PARA O XIII FEMEU É UM SUCESSO
Terminou no dia 22 de junho (domingo), as inscrições para o XIII FEMEU - Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional).
No período das inscrições (de 2 a 22 de junho), tivemos 1.435 acessos, uma média de 72 acessos por dia no site do FEMEU.
Inscreveram-se 25 músicas sendo elas: 10 de São Paulo, 10 de Minas Gerais, 1 de Alagoas, 1 do Rio Grande do Sul, 1 da Bahia, 1 do Distrito Federal, e 1 do Maranhão.
Agora a Comissão do XIII FEMEU avaliará as músicas inscritas até o dia 29 de junho.
E no período de 7 de julho a 31 de julho acontecerá a votação pela internet para o público espírita escolher as 15 músicas mais votadas para a grande final que acontecerá no dia 9 de agosto, no Cine Teatro Vera Cruz em Uberaba-MG.    Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:
Músicas do VII ao X FEMEU: http://www.youtube.com/user/FEMEU1
Músicas do XI FEMEU: http://www.youtube.com/FEMEU2
Luiz Carlos de Souza - Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba e Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba
 
2- 2ª. PRÉVIA DA 51ª. COMMETRIM/
Conforme já divulgamos, a 2ª. Prévia da 51ª. COMMETRIM está prevista para o dia 03 de AGOSTO (domingo), na cidade de SÃO GOTARDO. O tema central será “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”: CÓDIGO DE VIDA ETERNA. Aguardemos maiores informações.
 
3- 4º. ENCONTRO ESPÍRITA DE ITURAMA – MG/
A ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA (AME) de ITURAMA/MG estará realizando dia 31 de AGOSTO (domingo), o 4º. ENCONTRO ESPÍRITA DE ITURAMA. Os palestrantes NEREU NICE URZEDO e PEDRO BONILHA desenvolverão o tema “150 ANOS DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”. Também nossos irmãos EURÍPEDES HUMBERTO HIGINO DOS REIS e NEUZA APARECIDA DE ASSIS  (do Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier/Uberaba) estarão participando, respondendo perguntas sobre CHICO XAVIER. Aguardem, no próximo mês, maiores informações.
 
4- 60ª. EXPOSIÇÃO-FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA/
ATENÇÃO! Vem aí a 60ª. EXPOSIÇÃO-FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA!! Está prevista para AGOSTO – de 10 a 16. É uma atividade do Depto. de Difusão Doutrinária da AME/Uberaba. Fique atento!

 

 

O SERVIÇO DE UNIFICAÇÃO NO MOVIMENTO ESPÍRITA

 

 O que é o Serviço de Unificação ?
O Serviço de Unificação é uma atividade que tem por objetivo a União dos Espíritas em torno da Codificação Kardequiana, fortalecendo e dinamizando o Movimento Espírita, a partir dos Centros Espíritas, promovendo o Estudo, a Difusão e a Prática da Doutrina Espírita. 
 
Situa-se no Campo da Administração Espírita dos " Interesses Evangélicos ", e, por isso mesmo,  com respeito à Autonomia e Liberdade de pensar, opinar, criar e agir dos Centros Espíritas, sem personalismos, sem compromissos políticos, sem profissionalismo Religioso, sem discriminações, sem formação de " castas " .
 
Como se estrutura:
Está estruturada com base nos Centros Espíritas e demais instituições, através dos Órgãos Unificadores Locais, Regionais, Estaduais e Nacional (FEB) que, preservando a Autonomia e Liberdade de ação dos Centros Espíritas, conjugam esforços e somam experiências, objetivando o permanente fortalecimento e aprimoramento de suas atividades e do Movimento Espírita .
" Esses grupo, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande Família Espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento : o da fraternidade, trazendo o cunho da Caridade Cristã "
                                                                                   Allan Kardec - O Livro dos Médiuns - Cap. XXIX - item 334

PLANTÃO DA AME:  5ª. FEIRA, das 14 às 16h30/ Sala anexa ao C. E. “Uberabense”/Entrada pela Rua Henrique Dias/ Fone: 3315-1910 
Sandra Marina Lopes Inácio e Maria José Castro Miranda (Pelo Depto.)       Sônia Barsante Santos (Pela AME)

quarta-feira, 4 de junho de 2014

BOLETIM INFORMATIVO AME UBERABA JUNHO 2014


 



                                                                                                                    
 

Lembrando 30 de junho: desencarnação de

CHICO XAVIER

Agora, decorridos doze anos de regresso à Pátria Maior, o nosso querido CHICO, queremos lembrar aquele pensamento que diz: Os grandes soldados nunca morrem, simplesmente saem de cena”.

Parafraseando, dizemos: Os grandes missionários nunca morrem, simplesmente mudam de cena, desempenhando novas tarefas, sob as ordens de Jesus...
Querido Amigo, receba nossa gratidão!

AINDA EM MAIO: ENCONTRO DE JOVENS
O CONSELHO DE JUVENTUDE ESPÍRITA DE UBERABA/DIJ da Aliança Municipal Espírita de Uberaba, composto por Ana Cristina Borges Fiúza, Luciano Bazaga Neto, Fernanda Centeno Ramos, Luciana Moura Caetano Veludo, Roberto Salgado Gonçalves Filho e Natália Carolina Ferreira de Castro, estará realizando um ENCONTRO DE JOVENS: JOVEM, O QUE TE DETÉM? # VAMOS JUNTOS #, dia 31 de MAIO, sábado, às 16:00 horas, no C. E. “Aurélio Agostinho” (Av. Lucas Borges, 61 – Fabrício).
SERÁ UM EVENTO BEM JOVEM... UMA GINCANA DA CODIFICAÇÃO, BEM DIVERTIDA!  PARTICIPE!

X ENCONTRO DA CRIANÇA ESPÍRITA   -    convite
Dia 1º. de JUNHO (domingo), no Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas, em RUFINÓPOLIS, das 8 às 15 horas (incluindo café da manhã e almoço), estará acontecendo o X ENCONTRO DA CRIANÇA ESPÍRITA, quando será desenvolvido o tema: “AS BEM AVENTURANÇAS DO EVANGELHO”.
Promoção:  Conselho Regional Espírita (CRE) – Zona Sul do Triângulo Mineiro

DIJ JUVENTUDE - I CICLO (PRÉ-MOCIDADE)
O DIJ JUVENTUDE I CICLO (Pré-Mocidade), coordenado por Sylvia Regina Barsante Santos, estará realizando EXCURSÃO, no dia 1º. de JUNHO (domingo), em RUFINÓPOLIS, com o objetivo de participar do X ENCONTRO DA CRIANÇA ESPÍRITA (divulgado acima), atividade esta que faz parte das comemorações do 1º. CENTENÁRIO DO CENTRO ESPÍRITA “PAZ E AMOR” (1914 – 2014).

“VIVÊNCIA XAVIER” – no GRUPO ESPÍRITA DA PRECE DE CHICO XAVIER    -  convite
O Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier (Avenida João XXIII, 1.495 – Pq. das Américas) realiza todas as 6ª. s feiras, 19h30, o ENCONTRO “VIVÊNCIA XAVIER” (estudos destacando vida e obra do inesquecível médium Francisco Cândido Xavier), sob a coordenação de Neuza Aparecida de Assis (Donda) e Eurípedes H. Higino dos Reis.  Programação de JUNHO:
06 de JUNHO: ALEXANDRE PEDROZA FRANCISCO/ “A transformação de um cisco de Deus em uma Estrela”
13 de JUNHO:   IRMA KAPPEL – Os 150 anos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e a Família
20 de JUNHO:   ANATASHA MECKENNA (do Rio de Janeiro)
27 de JUNHO: Aguardar

XIII CONFRATERNAR     
Numa promoção do CRE-SUL do Triângulo Mineiro, dia 08 de JUNHO (domingo), no Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas, em RUFINÓPOLIS, das 8 às 15h30 (incluindo café da manhã e almoço), será realizado o XIII CONFRATERNAR – Espiritismo com Jesus, Kardec e Chico Xavier – conforme a seguinte programação:
1-      MANOEL TIBÚRCIO (de Ituiutaba - MG): “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – as chaves da Paz e do Amor
2-      SIMÃO PEDRO (de Patrocínio – MG): “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – fonte inesgotável de Paz e de Amor
3-      CARLOS BACCELLI (de Uberaba – MG): “O Evangelho Segundo o Espiritismo”- o caminho para a Paz e o Amor
No final haverá debate entre os expositores.  
(O Conselho Regional Espírita - CRE-SUL - do Triângulo Mineiro tem sua sede na cidade de Uberaba e os companheiros Braz José Marques e Moniz Alves de Urzedo são seus diretores executivos).  
TODOS ESTÃO CONVIDADOS.

CENTENÁRIO do C. E. “PAZ E AMOR” – de Rufinópolis
O CENTRO ESPÍRITA “PAZ E AMOR”, de Rufinópolis, município de Veríssimo-MG, fundado no dia 11 de Junho de 1914, estará, portanto, completando 100 ANOS de abençoado trabalho em prol da Doutrina Espírita, em nossa região. Para comemorar esta data tão importante, será realizada uma reunião, dia 11 de JUNHO (4ª. feira), em sua sede, às 18 horas, quando SONIA IZABEL BENAVENTANA, de Uberaba, proferirá uma palestra, desenvolvendo o tema “O CENTENÁRIO DE PAZ E DE AMOR”. 
P A R T I C I  P E !

ANIVERSÁRIO DO C. E. “AURÉLIO AGOSTINHO”
CENTRO ESPÍITA “AURÉLIO AGOSTINHO”
18 de junho de 1920: 94 ANOS!
PALESTRAS COMEMORATIVAS: (19h30)
16 de junho (2ª. feira): Aluízio Elias   
20 de junho (6ª. feira): Jorge Bichuetti                                                                                               Júlio de Carvalho//psicografia (de Pratinha – MG)
TODOS ESTÃO CONVIDADOS.

DIJ-INFÂNCIA// ENCONTRO DAS EEE
O Departamento de Infância e Juventude (DIJ) da AME/Uberaba, sob a coordenação de Renata Borges e Marília Scalon Ferreira, estará realizando dia 28 de JUNHO, sábado, às 15 horas, no LAR ESPÍRITA DE LÁZARO (Av. Abílio de Araújo Borges, 515 – Abadia), mais um ENCONTRO DAS ESCOLAS ESPÍRITAS DE EVANGELIZAÇÃO (EEE). Na oportunidade, será realizada Oficina em torno de ALLAN KARDEC e FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER.
Atenção, prezados evangelizadores, vamos levar nossas crianças!!

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA
A UNIÃO DA MOCIDADE ESPÍRITA DE UBERABA – UMEU – (Rua Barão de Ituberaba, 449 – Estados Unidos), estará realizando mais uma REUNIÃO LÍTERO MUSICAL-DOUTRINÁRIA, dia 28 de JUNHO, sábado, 19h30. A palestra “JESUS CRISTO, NOSSO GUIA E MODELO” estará a cargo de Dr. JORGE BICHUETTI (de Uberaba). Haverá ainda: sorteio de livros, números artísticos e confraternização. A UMEU tem como diretor artístico, nosso companheiro Luiz Carlos de Souza.                            
TODOS ESTÃO CONVIDADOS.

XIII  edição do FEMEU
A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – lança, em nossa cidade, a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.
- O FEMEU tem como objetivos: 1- Valorizar a arte produzida no movimento espírita;  2- Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; 3- Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; 4- Divulgar a música espírita, elevando o espírito; 4- Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional;  5- Promover a Doutrina Espírita.
- O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto de 2014, no Cine Teatro Vera Cruz, Uberaba.
- INSCRIÇÃO das músicas através do site do FEMEU (abaixo): 02/06 até 22/06
As informações podem ser obtidas através:
Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu //  Blog: http://femeu.blogspot.com
E-mail: femeu.uberaba@gmail.com//   Telefone: (34) 9969-7191
Luiz Carlos de Souza: Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba// Coordenador do FEMEU


ACONTECEU...
1- DESENCARNAÇÃO: A nossa estimada irmã LÁZARA TOMÁS DE MIRANDA (Lazinha), trabalhadora incansável do C. E. “Eurípedes Barsanulfo” (Rua João Pinheiro, 2.185 – Boa Vista), regressou à Vida Maior, dia 26 de maio pp. Desempenhou o cargo de presidente por vários anos, foi uma das fundadoras da Sopa Fraterna, que há mais de 50 anos vem espalhando seus benefícios naquela Casa, fiel servidora e amiga de todos. Rogamos a Jesus abençoe seu regresso. Um feliz despertar ao lado de familiares e amigos.
2- 1º. CENTENÁRIO do C. E. “PAZ E AMOR” – de Rufinópolis / Fundado no dia 11 de junho de 1914, o C. E. “Paz e Amor”, de Rufinópolis, município de Veríssimo, estará completando neste mês, 100 anos de incansável dedicação à Doutrina Espírita. Fazendo parte das comemorações, nossa irmã Celeste Helena Carvalho (de Uberaba) e nosso irmão Braz José Marques (de Conceição das Alagoas), nos dias 18 e 25 de maio, respectivamente, desenvolveram temas em torno dos 150 anos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Queremos parabenizar a Casa pelos relevantes serviços que prestou e continua prestando em prol da divulgação dessa Doutrina consoladora e bendita, enviada pelo Mestre JESUS.


PLANTÃO DA AME:  5ª. FEIRA, das 14 às 16h30/ Sala anexa ao C. E. “Uberabense”/Entrada pela Rua Henrique Dias/ Fone: 3315-1910 
Sandra Marina Lopes Inácio e Maria José Castro Miranda (Pelo Depto.)    Sônia Barsante Santos (Pela AME)